skip to Main Content
(61) 3526-28411 info@psoas.com.br

Aconselhamento Pastoral

O Curso de Aconselhamento Pastoral foi desenvolvido pensado especificamente em todos aqueles que querem ampliar as suas competências em relação ao trabalho de atendimento à outros.

Destinam-se a fornecer àqueles que trabalham ou se propõem trabalhar com pessoas diversas competências, conhecimentos, técnicas e procedimentos fundamentais para conduzir com maior sucesso e (auto) consciência as sessões de aconselhamento e gabinete.

O Curso combina a seriedade acadêmica com o enfoque bíblico e a preocupação pastoral. É oferecido para profissionais liberais, assistentes sociais, profissionais da área de saúde, missionários, líderes, professores, pastores e oficiais de igrejas. Ferramenta eficaz para quem trabalha com pessoas.

Para a realização do curso, organize seu grupo e vamos até vocês!

No formato semipresencial, com encontros mensais, e conteúdo online. Entre em contato para mais informações sobre valores.

OBJETIVOS
⦁ Identificar o Aconselhamento Pastoral como um ministério na comunidade cristã e seu papel de conselheiro;
⦁ Entender a importância do Aconselhamento Pastoral para a saúde emocional da comunidade cristã.
⦁ Lidar com sabedoria bíblica, compaixão cristã e conhecimento psicológico básico em relação aos problemas e dificuldades dos que lhe peçam ajuda, desde uma perspectiva bíblico-pastoral;
⦁ Saber a diferença entre o papel de um conselheiro pastoral e um psicoterapeuta profissional e, assim, saber encaminhar de forma apropriada e adequada as pessoas que precisam de ajuda profissional;
⦁ Entender-se melhor como pessoa;
⦁ Desenvolver o autoexame na sua prática ministerial para a eficiência do processo de aconselhamento pastoral.

Além das aulas, o curso conta com leituras obrigatórias extraclasse e trabalhos.

MÓDULOS

MÓDULO I – O CONSELHEIRO
– O estudo abrange reflexão sobre o papel da igreja como comunidade terapêutica e a compreensão do ministério de aconselhamento pastoral como veículo de saúde emocional. Abordar-se-á entre outros assuntos o papel do conselheiro, suas motivações e vulnerabilidades; a singularidade do aconselhamento pastoral e a importância do autoconhecimento daquele que pretende ocupar o lugar de conselheiro.

MÓDULO II – AS QUESTÕES EMOCIONAIS
– Estuda como a teologia cristã, com fundamentação bíblica, analisa e interpreta temas pertinentes à saúde emocional, tais como: perda e luto, ansiedade e estresse, ira, culpa, depressão, autoestima e solidão.

MÓDULO III – FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
– Estudo dos aspectos básicos da psicologia geral: história da psicologia; principais escolas; campos da psicologia; normal e patológico; doença mental ou possessão demoníaca; psicologia da religião como pressupostos básicos para a prática do aconselhamento pastoral.

MÓDULO IV – CICLO VITAL DA FAMÍLIA
– Este módulo abrange os aspectos do desenvolvimento humano nas várias etapas da vida – infância, adolescência, vida adulta e terceira idade – numa perspectiva integral, psicoteológica, em especial na perspectiva de Escola Sistêmica.

MÓDULO V – QUESTÕES INTERPESSOAIS
– Estuda como a teologia cristã, com fundamentação bíblica, analisa e interpreta temas pertinentes às relações interpessoais, tais como: problemas de família, conjugais, os solteiros, questões de vícios, compulsões e comunicação (analisa a importância da comunicação entre o casal e no relacionamento familiar), entre outros.

MÓDULO VI: SEXUALIDADE
– Uma analisa sob a ótica cristã de temas importantes para a formação de uma sexualidade saudável. Não partindo de um pragmatismo do certo ou errado, mas incentivando ao estudante a investigar a Palavra de Deus e autores especialista no tema para a construção de seus conceitos de sexualidade em contraste com o aprendido na cultura, na educação pessoal, na mídia, nos ensinos religiosos e na experiência pessoal.

MÓDULO VII – ÉTICA, PRINCÍPIOS E TÉCNICAS NO ACONSELHAMENTO PASTORAL
– Visa oferecer ferramentas e procedimentos práticos ao conselheiro possibilitando a este conduzir com maior sucesso os atendimentos, tais como: fazer uma entrevista, entender o processo de restauração, enumerar as destrezas necessárias no aconselhamento; visando o aprimoramento, a resolução de conflitos e a saúde integral no desenvolvimento do processo terapêutico, integrando aspectos da espiritualidade com os relacionamentos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
COLLINS, Gary. Aconselhamento Cristão: Edição Século 21. São Paulo: Vida Nova, 2004.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top