skip to Main Content
(61) 98436-5240 psi@andreamenezes.com

BRAINSPOTTING

O Brainspoting é uma ferramenta neurobiológica que tem a finalidade de apoiar a relação clínica de cura e permite localizar, enfocar, processar e liberar neurologicamente experiências e sintomas fora do alcance da mente consciente e de suas capacidades verbais e cognitivas.

Como Funciona?

Esta técnica de apoio na relação clínica terapêutica auxilia o profissional na identificação, processamento e liberação de fontes neuropsicológicas de dor física/emocional, trauma, dissociação e uma variedade de outros sintomas desafiadores.  Trabalha com o cérebro profundo e o corpo por meio de acesso direto aos sistemas límbico e autônomo. Por consequência, o brainspotting é um enfoque fisiológico com consequências psicológicas.

Brainspoting é uma técnica psicoterapêutica estruturada neurobiologicamente e que parece acessar o hemisfério direito, os sistemas límbico e autônomo. Tem como meta acessar as capacidades de autocura do indivíduo.

O cérebro profundo controla todas as funções corporais, é a sede do instinto, do pensamento, da criatividade e da parte espiritual. Quando encontramos um brainspot (um ponto no cérebro), o cérebro profundo sinaliza, reflexa inconscientemente, ao terapeuta que algo importante foi encontrado além da percepção da mente consciente.

A visão é a grande janela de entrada ao cérebro, de forma que, sendo encontrado um ponto de ativação no campo visual, isso corresponde a uma informação armazenada nas redes neuronais.

Com a utilização dessa ferramenta, no tratamento psicoterapêutico, pode-se levar a um processamento, em nível mais profundo e mais poderoso, para promover a cura de lembranças traumáticas encapsuladas no cérebro, com seu conteúdo emocional desencadeando sintomas.  Uma hipótese levantada é que um brainspot ativa o cérebro em resposta ao foco direcionado por meio da posição do olho, pareando com as respostas reflexas observadas extremamente e experimentadas internamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top