skip to Main Content
(61) 3526-28411 info@psoas.com.br

Meu Ciclo e os Arquétipos das Deusas

Você em quatro versões….

A palavra menstruação tem em sua raiz a ideia de regularidade, de contagem do tempo, e um dos seus significados literalmente quer dizer “mudança de lua”.  Não foi por acaso que um poeta usou o adjetivo “mulher de fases” em umas de suas músicas.

Pensamos que cada mulher tem em sí mesma quatro mulheres, uma para cada semana do ciclo, cada uma delas com habilidades diferentes e formas distintas de ver o mundo.  Ser cíclica não é uma coisa ruim! Essas habilidades são constantes dentro de nosso ciclo.  Se aprendermos a identifica-las, saberemos gerenciar melhor nosso ciclo, aproveitar nossas habilidades e obter melhores resultados em nosso cotidiano. Entender que essas mudanças são consistentes durante o ciclo menstrual nos permite ser mais previsíveis.

Então, igual a Lua somos quatro e somos uma.

Os quatro Arquétipos Feminino:

Anciã – Menstruação – Lua nova – Inverno

A Lua nova com a sua face escura estimula um momento de introspecção e descanso, por isso é que a energia vital diminui nesta fase.  É o momento mais sábio de nosso ciclo onde assumimos a anciã sábia.  Estamos mais conectadas ao plano espiritual.

Nesta fase todos os sentidos se destacam e o sexto sentido aparece.  Nos conectamos mais com nossas dores e as dos outros, por isso as emoções podem ficar a flor da pele.

Estamos mais criativas e visionárias sobre os projetos futuros.  Durante esta fase o importante é parar, descansar e escutar-se.

Donzela – Pré-ovulação – Lua crescente – Primavera

Voltamos a ser meninas, estamos mais brincalhonas e com mais energia.

É a etapa onde nos encontramos mais “masculinas”, por isso é um bom momento para o trabalho pesado, para os esportes.

É o melhor momento para colocar os projetos em ação. A mente está clara e sentimos mais segurança e confiança em nós mesmas.

Além disso é uma fase onde estamos muito sociáveis já que as energias e o foco está voltado para o exterior.

Mãe – Ovulação – Lua cheia – Verão

Aqui experimentamos uma energia protetora capaz de alimentar e sustentar os outros. Nosso interesse se volta para os demais, mais que pra nós mesmas.

A criatividade está em seu nível máximo! Estamos férteis em todos os sentidos.  Nos sentimos mais conectadas com a terra e o cosmos.

Estamos mais radiantes, cuidadosas, apaixonadas e amorosas.  É um bom momento para reconectar vínculos afetivos.

A gente se vê mais bonita, por isso é um bom momento para tirar proveito da relação com nosso corpo.

Feiticeira – Pré-menstrual – Lua minguante – Outono

Aqui nossas energias e foco começam uma transição voltando-se para dentro.

É um bom momento para podar-se e tirar as “ervas daninhas” que cresceram em nossa vida.  Por isto, esta é uma fase que permite mudanças, jogar fora o que passou.

O sexto sentido está bem desenvolvido aqui, mas para aproveitá-lo precisaremos aprender a distinguir entre intuição e pensamento.

Podemos canalizar as energias destrutivas e agressivas que aparecem nesta fase para alguma atividade artística criativa.

É preciso ter cuidado com os sentimentos autodestrutivos que aparecem nesta etapa já que o foco está nos defeitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top