skip to Main Content
(61) 3526-28411 info@psoas.com.br
grupo

É o processo pelo qual, ao longo de encontros entre psicoterapeuta e paciente, vai se produzindo uma compreensão de si mesmo, de diversos aspectos da vida do sujeito. Neste momento também se produzirão reflexões sobre sua existência e busca de autoconhecimento.

Assim também, tratamentos de psicopatologias, ou de alguma situação difícil que está acontecendo e onde o sujeito não tem forças ou meios para lidar com isso.

Com a função de dar apoio à pessoa, a psicoterapia vai ajudá-la a ver as diversas situações que acontecem em sua vida com outra ótica, com lentes que possibilitam uma imagem mais clara e nítida, proporcionando maior segurança no caminhar cotidiano.

É, acima de tudo, uma construção conjunta – do paciente e do psicoterapeuta – de saberes sobre a pessoa, de tal modo que possa fortalecer um vínculo com a terapia, e consequentemente, com os novos conhecimentos produzidos, a fim de criar novos modos de lidar com a realidade de novos desafios que possam ser superados e que processos de melhorias possam se estabelecer.

CONSULTAS
As consultas têm uma duração de 50 minutos.  O tempo total de terapia depende da questão que o sujeito vem tratar, bem como do quanto o paciente se entrega ao tratamento psicoterapêutico.

As primeiras consultas são destinadas à avaliação do paciente. Nas consultas seguintes dá-se início às intervenções clinicas – conforme a técnica adotada pelo psicólogo. Neste caso pode ser: técnicas psicodramáticas, arteterapia, EMDR, Brainspotting, entrevista. O trabalho se faz focado nas metas que vamos traçando ao longo do caminho.

LIÇÃO DE CASA
Durante o processo terapêutico, as vezes, lhe ofereceremos tarefas para que a psicoterapia seja aplicada em seu dia a dia. Algumas vezes a tarefa será escrever alguma coisa, outras observar ou fazer algo de acordo com o que estiverem trabalhando na sessão. Não é obrigatória, mas é muito interessante que seja feita.

A lição de casa tem o objetivo tanto de economizar tempo, pois uma avaliações ou outros itens que levariam uma sessão inteira é feita em casa e assim aproveita-se melhor a sessão.

Também tem o objetivo de auxiliar o paciente a consolidar os ganhos da terapia em sua vida, ou seja, implementar as mudanças que deseja.

VALORES
A psicoterapia é um investimento, um valor que você “aplica” em você mesmo e recebe retorno, normalmente muito maior do que o investido, em forma de atitudes mais sensatas e adaptadas. Entre em contato para mais informações sobre valores, pacotes de consultas e formas de pagamento.

DIFERENÇA ENTRE PSIQUIATRA E PSICOTERAPEUTA
O Psiquiatra é um médico e tem o foco em tratamento medicamentoso, pois sua formação o leva a tratar organicamente perturbações psicológicas.
O Psicoterapeuta tem técnicas de tratamento trabalhando sua capacidades, emocionais, cognitivas e comportamentais para atingir as mudanças desejadas.

DIFERENÇA ENTRE PSICÓLOGO E PSICOTERAPÊUTA
O psicoterapeuta é um psicólogo clinico, ou seja, alguém que além de ter feito a faculdade de psicologia se especializou no atendimento das dificuldades psicológicas. Sendo assim um psicólogo que trabalha em RH não é um psicoterapeuta. Mas devemos observar que é possível que haja terapeutas. Estes não possuem a faculdade de psicologia, mas apenas um curso de formação.

CONVÊNIOS
Não temos. Dificilmente convênios credenciam psicólogos, mas a partir de 7 de junho de 2010, o rol de procedimentos obrigatórios foi atualizado e a cobertura dos tratamentos seriados ampliada, graças à Resolução Normativa nº 211 da ANS a psicoterapia terá a cobertura ampliada de 12 para 40 sessões por ano. Portanto, você tem o direito de solicitar reembolso ao seu convênio de até 40 sessões por ano.

Back To Top