
A Terapia Sexual é a psicoterapia voltada para o tema da sexualidade. Ela trata tanto de dificuldades no relacionamento sexual como nas disfunções:
- impotência,
- frigidez,
- anorgasmia,
- dificuldades com o desejo e o orgasmo
- disfunção erétil
- ejaculação rápida,
- distúrbios e transtornos relativos a preferências sexuais,
- compulsões,
- identidade e gênero,
- Consumo excessivo de pornografia (adicção)
Destina-se a todas as pessoas e é possível realizar-se individualmente ou em casal. Não é necessário um parceiro ou uma parceira para a realização do processo. Em ambas as situações são alcançados ótimos resultados, individualmente ou em casal.
Além de tratar e solucionar problemas sexuais, a Terapia Sexual também promove:
- Melhora na autoestima. Não há sensação pior do que sentir-se inadequado. A terapia sexual trabalha este aspecto, bem como auxilia você a se posicionar melhor nos relacionamentos e a valorizar o próprio corpo e a própria imagem.
- Melhora na comunicação. A dificuldade em conhecer e em expressar os próprios desejos e vontades é um impedimento para a uma vida sexual plena e feliz. Durante a terapia você aprende a viver melhor a sexualidade e como abordar este aspecto com o parceiro(a).
- Melhora no relacionamento do casal. Como reflexo da melhora na auto-estima e da comunicação, o casal pode reencontrar o equilíbrio. As disfunções sexuais podem ser o início de um processo de transformação da relação do casal para um relacionamento mais satisfatório e feliz.
- Melhora do bem-estar geral. A sexualidade é um dos pilares da qualidade de vida. A sexualidade em harmonia promove uma maior qualidade da vida familiar, social e da produtividade no trabalho. Também está relacionada à melhora da ansiedade e depressão, quadros que podem surgir por problemas sexuais não tratados.
- Solução de problemas sexuais